Sinais de que você pode estar com Burnout
Por Ingrid Barbosa Betty – Psicóloga | CRP 06/120610
Cansada, exausta.
Acordo já preocupada em como vou dar conta da agenda do dia.
Comida das crianças, mochilas do dia, ai que dor de cabeça estou hoje!
Respiro fundo e sigo, afinal, tenho sonhos, desejos. Vamos que vamos, “foguete não tem ré”, eles dizem!
Combustível no carro, crianças na escola. Hoje pulei a academia, de novo. Também estou devendo a mim mesmo aquele livro que estão comentando. Parei no capítulo 1, mas um dia eu volto; com certeza no próximo final de semana vou conseguir ter um tempinho para mim.
Mais um dia de trabalho, hoje preciso dar atenção para aquela nova pessoa da minha equipe. Além disso, aquele projeto super importante está a todo vapor. Estão esperando que eu contribua com a diminuição de resistências de um gestor de outra área. Hoje vou almoçar com ele, quem sabe assim as coisas ficam mais tranquilas e ele aceita logo as soluções que eu preciso. Por falar em comida, ai meu estômago! Acho que eu deveria parar com o café por um tempo.
Já são três da tarde e me sinto incompetente. Parece que eu procrastino tudo, estou sempre no prazo. Eu deveria mesmo ter seguido com a dança, quem sabe hoje eu não seria uma grande profissional fora do país. Ai ai, quanta bobagem, foco garota, foco!
Será que tem comida em casa? O que vamos jantar? Melhor pedir logo algo para não passar mais uma noite com fome. Quem sabe aquele vinhozinho de toda quinta não pode ser antecipado, não é mesmo? Não tem nada demais, é só um dia.
Antes de ir para casa preciso responder aquela mensagem da minha grande amiga. Já se foram 3 dias que a deixei no vácuo. Mas também, só porque ela não tem filhos acha que a vida é só festa, deixa ela, não tem nada demais eu ter mudado tanto. Quem ela pensa que é para falar que não me reconhece mais? Será que ela tem razão? Às vezes nem eu mesma sei porque me enfiei em tanta coisa. Agora não tem mais jeito, tenho conta para pagar e gosto da vida que levo. Bom, se ela tá falando isso, melhor eu tirar uns dias na praia, quem sabe até levar meus pais que não vejo faz tempo. Vai ser bom, quem sabe esse trabalho me esquece um pouco. Parece que não conseguem viver sem mim (e eu sem ele).
Nossa, vamos indo que já estou atrasada!
A rotina da mulher contemporânea não é fácil, não é mesmo? Mas cuidado!
Sintomas como alterações no apetite, insônia, dificuldades de concentração, sentimento de fracasso e insegurança, dificuldades de memória, cansaço físico e mental podem ser um sinal de alerta para a tão famosa Síndrome de Burnout. Algumas vezes ela pode parecer inofensiva, mas com o seu agravamento, o estresse crônico pode levar até a morte.
Se você se identifica com alguns desses sintomas e eles permanecem por mais que 3 semanas, a terapia pode ser uma boa opção para você. Talvez ela não seja mais uma opção, mas uma necessidade para te ajudar a lidar com as demandas da vida sem precisar abrir mão da sua saúde física e mental.
Aqui nA Casa da Vida, temos terapeutas especialistas para te apoiar neste processo.
Entre em contato para saber mais sobre os atendimentos com nossas terapeutas, clicando aqui!
Forte abraço.
Inspire e expire.