Kit básico de psicanálise: por onde começar?

O percurso de estudos dentro da Psicanálise pode ser trilhado de muitas formas. Por isso, é muito importante que você explore e desbrave aquilo que te interessar e mude de rota, quantas vezes, julgar necessário.

Apesar dessa pluralidade, existem alguns pontos que acredito que podem auxiliar nessa trajetória.

Foram palavras que ouvi de pessoas significativas da minha trajetória e não deixaria de compartilhar

Leia os clássicos

Encontramos uma infinidade de livros e materiais falando sobre qualquer um dos autores que quisermos estudar. Mesmo assim, não deixe de ler os clássicos!

Quando entrei no mestrado, com a ansiedade de iniciante, já quis me inscrever em um curso de teoria winnicottiana. Minha orientadora me disse: antes de ouvir alguém falar sobre Winnicott, leia o próprio Winnicott.

Procure profissionais com os quais você se identifica

Seja para aulas, cursos ou supervisão, procure alguém que você se identifique. Alguém que você sinta que pode ser espontâneo, que pode compartilhar suas dúvidas e dificuldades.

Quantas vezes, ouço desabafos de jovens terapeutas que permanecem em determinados espaços não por fazer sentido, mas pelo suposto status que oferecem. Encontre seu lugar!

Aproveite, mas não exagere, os materiais disponíveis atualmente

Com o mundo digital, o acesso aos conteúdos ficou muito mais fácil. Mas isso não significa que você precisa ter todos os livros, participar de todos os cursos. Uma grande parte de se tornar psicanalista é poder lidar e tolerar o não saber.

Então cuidado com o movimento atual que acaba nos deixando ansiosos e com a sensação de que estamos ficando atrasados, se permita trilhar e construir o seu caminho!

Por aqui, também sigo construindo meu percurso.

No meu ritmo e da minha forma Seguimos juntos