O Amor e Seu Coração

Todo sentimento de amor está relacionado ao coração, de acordo com Alexander Lowen, autor de grande referência na psicologia corporal, criador da teoria da Análise Bioenergética.

Todo rei precisa de conselheiros. Todo coração precisa de uma cabeça que lhe dê os olhos e os ouvidos, de modo a poder entrar em contato com a realidade. Mas não permita que a cabeça assuma o governo; isso é trair seu coração. – Lowen, Bioenergética, 1982.

O coração pode estar preso à uma caixa óssea inflexível e exercer pouco contato com o mundo, ou pertencer à um tórax maleável que permite a troca amorosa.

O autor coloca que nosso corpo estabelece três principais tipos de contato com o coração:

Através da boca: canal de comunicação primário com o coração. Primeiro canal do bebê, através do qual se alimenta. O bebê não se alimenta apenas com os lábios, o faz também com o coração. O beijo, da mesma forma, pode ser uma expressão de amor. O que diferencia se o beijo será um gesto forçado ou uma expressão real de amor, é a participação do coração.

Através dos braços e mãos: membros que buscam contato. Da mesma forma, o toque que for acolhedor e expressar amor, terá participação do coração. Do coração flui o amor que chega até os braços e mãos, podendo assim, por exemplo, proporcionar um abraço caloroso.

Você pode ver a graciosidade de uma criança expressando afetos do coração, com naturalidade, neste vídeo aqui.

Através da pelve: o sexo é também um ato de amor na medida em que o coração está envolvido. Quão maior for a conexão entre as metades superiores e inferiores do corpo, mais conectados estarão pelve e coração, sexo e amor.

A maior parte pessoas tem algum sentimento envolvido em seus canais de contato com o coração. No entanto, o que irá diferenciar um tipo de contato para o outro é a qualidade de abertura que este canal terá. Tensões musculares e psíquicas bloqueiam o fluxo do coração para as outras partes do corpo, limitando suas trocas afetivas. É preciso abrir o coração e flexibilizar couraças para que esse fluxo seja melhor estabelecido no corpo de um indivíduo.

Fecho o texto com a citação mais linda que já li do Lowen:

“Se alguém deseja viver mais rica e plenamente, deve abrir seu coração para a vida e para o amor. Sem amor a si próprio, aos demais, à natureza e ao universo, o indivíduo é frio, alienado, desanimado. Dos nossos corações flui o calor que nos une ao mundo em que vivemos. Essa quentura é o sentimento de amor. O objetivo de toda terapia é ajudar a pessoa a aumentar sua capacidade de dar e receber amor, de ampliar e desenvolver seu coração, e não só sua mente”.