O que é e o que não é autocuidado emocional
Por Ingrid Betty | Psicóloga
Você já parou para pensar que desde pequenas estamos rodeadas de cuidado? É daquela pessoa que te cuidou na maternidade ou aquele grupo de pessoas que te deram banho, te alimentaram durante os primeiros anos de vida.
Ser cuidada é um ato constante na primeira infância e que aos pouquinhos vamos aprendendo a fazer. Escovar os dentes, lavar bem determinadas partes do corpo, lembrar de beber água especialmente em dias mais quentes, são ensinamentos que vamos absorvendo e passam a ser despercebidos ao longo da rotina.
Não parece, mas cuidar da higiene básica pode ser considerada um autocuidado, sabia?
Quando nos referimos às emoções nem sempre adquirimos repertório para lidar com esses tópicos, afinal, como ensinar uma criança a lidar com suas raivas ou pensamentos tristes? O ensino das habilidades socioemocionais só virou lei pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) muito recentemente, logo, como podemos cobrar isso de pessoas adultas?
Mesmo não adquirindo esse aprendizado desde novas, podemos sim desenvolver estratégias que funcionem para nós mesmas. Vale lembrar que nem tudo é receita de bolo, pois cada uma de nós vai precisar de cuidados de uma forma. Para mim, por exemplo, acordar cedo para correr pode ser um grande martírio. Eu prefiro dormir o máximo que posso, porque meu corpo precisa de dez horas de sono para se recompor. Sendo assim, um autocuidado para mim é dormir longas jornadas (quando a maternidade e a rotina de trabalho me permitem!).
E se tratando das emoções podemos pensar da mesma forma. Para algumas autocuidado emocional será não dormir brigada com a parceira ou parceiro, já para outras mulheres, levar o tempo necessário para elaboração das emoções e só então conversar sobre o que aconteceu pode ajudar no processamento daquele sentimento.
Logo, cuidar de si e das suas emoções vai demandar autoconhecimento, muito diálogo e comunicação para expressar suas necessidades.
Conte conosco dA Casa da Vida nesta jornada!
Um abraço, Ingrid Betty.